Bolo de Pêra e Requeijão


Por vezes, a meio da semana, apetece-me um doce. Nada de muito elaborado, porque o tempo disponível não é muito. Algo simples, um doce de colher talvez ou um bolo com fruta, como este de pêra e requeijão. Um miminho para acompanhar uma chávena de chá ao lanche ou o café depois de almoço. Lembro-me de em criança, haver lá em casa um livro de receitas que eu adorava, chamava-se "O Bolo das Quartas-Feiras" e fora oferecido à minha mãe, se não estou em erro, pelas fábricas Lusitana. Era um livro que trazia receitas muito apetecíveis e que eu esmiucei religiosamente. Seguia à letra o título da capa e à quarta-feira lá estávamos nós a fazer um bolo daquele livro, cujas páginas eu ia assinalando como "feito". Claro que nunca cheguei a experimentar todas as receitas, mas lembro-me perfeitamente que haviam os bolos repetentes e preferidos lá de casa. Um deles era o Bolo de Laranja, que quase tenho a certeza que era feito muitas vezes nesta altura, para aproveitar as laranjas em abundância no quintal. Outro era o Bolo Moka, com uma deliciosa cobertura de manteiga e café. Sim, eu também podia ter feito o bolo e laranja, mas umas pêras que estavam na fruteira à espera da sua vez, foram o mote para este bolo, no qual não usei manteiga ou qualquer outro tipo de gordura e usei em substituição, o Requeijão de Cabra da Tété. Adicionei a farinha de amêndoa e perfumei com a baunilha. Resultou num bolo deliciosamente frutado, com uma crosta dourada do açúcar mascavado e o toque suave da baunilha. Perfeito para saciar a minha vontade de comer um doce, quase sem culpas, a meio da semana.

O requeijão de cabra é o mais recente produto que a empresa Tété acaba de lançar no mercado, um requeijão de cor clara, textura macia e sabor intenso que tanto pode ser degustado ao natural, acompanhado de um doce ou compota de fruta, ou ser usado em receitas doces e salgadas, tornando o sabor dos pratos mais intenso e saboroso. Se quiserem saber mais acerca dos produtos Tété visitem o site, no qual poderão visualizar também a página Sabores, onde estão à vossa espera deliciosas receitas desenvolvidas por mim e pela Mariana, autora do blog Receitas Para a Felicidade.


Bolo de Pêra e Requeijão

Ingredientes:
| 3-4 pêras maduras, mas firmes
| 250 g de requeijão de cabra (usei Tété)
| 50 g de Maple Syrup (pode usar mel)
| 1 c. (chá) de essência de baunilha
| 180 g de açúcar amarelo
| 4 ovos
| raspa da casca de 1 limão 
| 100 g de farinha de amêndoa
| 50 g de farinha de milho
| 120 g de farinha de trigo s/ fermento
| 1/2 c. (chá) de fermento
| 1 pitada de sal
| açúcar mascavado q. b.

Método Tradicional:
Descasque e descaroce as pêras, corte-as em pedaços e reserve com algumas gotas de limão para não oxidar.
Unte uma forma redonda, de aro amovível, com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque numa taça o requeijão, desfazendo-o com as mãos, junte o Maple Syrup, a essência de baunilha e o  açúcar e bata até obter um preparado bem cremoso.
Sem deixar de bater, adicione os ovos, um de cada vez e bata mais um pouco.
Adicione a raspa de limão, as farinhas, o fermento e o sal. 
Envolva bem, até que todos os ingredientes fiquem bem ligados.
Verta metade da massa  na forma, disponha os pedaços de pêra sobre a massa (guarde alguns para colocar por cima) e finalize com a restante massa. 
Coloque alguns pedaços de pêra e pressione ligeiramente.
Polvilhe generosamente com açúcar mascavado leve ao forno, durante cerca de 45-50 minutos. (faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno).

Método Thermomix - Bimby:
Descasque e descaroce as pêras, corte-as em pedaços e reserve com algumas gotas de limão para não oxidar.
Unte uma forma redonda, de aro amovível, com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque o requeijão, o Maple Syrup, a essência de baunilha e o açúcar no copo e programe (20seg/vel6).
Programe (1min/vel4) e adicione os ovos pelo bocal, um de cada vez.
Adicione a raspa do limão, as farinhas, o fermento e o sal e programe (20seg/vel6).
Verta metade da massa  na forma, disponha os pedaços de pêra sobre a massa (guarde alguns para colocar por cima) e finalize com a restante massa. 
Coloque alguns pedaços de pêra e pressione ligeiramente.
Polvilhe generosamente com açúcar mascavado leve ao forno, durante cerca de 45-50 minutos. (faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno).

16 comentários:

  1. Lindo e perfeito para qualquer dia ou ocasião e esta fatia, hummm é para mim, posso?

    Beijinho...

    ResponderEliminar
  2. Que bolo lindo e apetitoso, Célio! Apetecia-me mesmo uma fatia...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Um bolo lindo e convidativo a uma bela fatia.
    As fotos deslumbram e provocam-nos.....
    Também tenho esse livro, receitas incríveis com que a Lusitana nos presenteava e estimulava a fazer, no meio da semana. Um gd abraço

    ResponderEliminar
  4. Que saboroso aspeto :)
    Um bolo simples e rápido, ótimo para experimentar.

    Blogue:http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Ai como me apetecia uma fatia desse bolo agora! Depois do que me reservaram estes dias... não consigo fazer NADA!
    Já agora, onde anda esse livrinho mágico?
    Beijinhos e ... bom proveito meu amigo
    C

    ResponderEliminar
  6. Já fiz um parecido e é uma delicia! O requeijão funciona na perfeição em bolos :) O teu, como sempre, ficou lindo!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  7. Célio, conheci teu blog há pouco e já o sigo, pois me encantei de imediato, foi sem dúvida uma decisão acertada.Esse bolo ficou divino e a combinação de ingredientes me faz querer fazê-lo logo!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Hummm adorei esse bolo.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/passatempo-2-anos-na-cozinha-com-leonor.html

    ResponderEliminar
  9. Tiene un aspecto fabulosos, te felicito y me quedo con la receta. Un abrazo y buen fin de semana, Clara.

    ResponderEliminar
  10. Que lindo bolo Célio!
    Fiquei com vontade de provar uma fatia... Isso não se faz! :)
    http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Ora aí está uma combinação maravilhosa de sabores!

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderEliminar
  12. Your cake looks so delicious.
    And that black tea pot is wonderful :)

    Greets from Greece :)

    ResponderEliminar
  13. Olá Célio,

    nada melhor que um bolinho para dar uma outra luz ao nosso dia.
    Este ficou mesmo lindo e convidativo. Se não te importas, levo essa fatia comigo ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Muito lindo esse bolo Célio e deve estar uma delicia, deu água na boca aqui.
    Beijos, fica com Deus
    Pri
    http://www.receitaesperta.com.br/

    ResponderEliminar
  15. Vir a blogs na hora do lanche devia ser crime punido por uma grande coima! Só tenho isto a dizer... porque bolo nem vi.. vou só ali comer o meu iogurte sem açúcar espectacularmente bom :D beijo

    ResponderEliminar